Postado em quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Nova diretoria da OAB em Alfenas é empossada para mandato de três anos

O advogado Rodrigo Urias foi empossado como presidente da 21ª subseção da OAB/MG.


 Alessandro Emergente

O advogado Rodrigo Urias foi empossado, na noite desta quinta-feira, como presidente da 21ª subseção da OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil/Minas Gerais). Urias e a nova diretoria, eleita em novembro, assumem o comando da subseção com sede em Alfenas pelos próximos três anos.  

Urias foi candidato único nas eleições da subseção e a chapa encabeçada por ele, “Valorização, respeito e compromisso”, obteve 179 votos dos 183 advogados que foram às urnas. A chapa foi apoiada pelo antigo presidente Daniel Murad, após cumprir dois mandatos consecutivos, sendo que o segundo teve Urias como vice.

Na solenidade de posse, realizada na Casa do Advogado, sede da OAB em Alfenas, Urias foi empossado por Murad, eleito em novembro conselheiro seccional estadual da OAB/MG. Com isso, Daniel Murad foi designado pela presidência da OAB estadual para empossar a diretoria da subseção de Alfenas.

Fortalecimento da entidade

Durante seu discurso, Urias comentou sobre uma articulação em âmbito nacional para retirar a liberdade de ação da OAB e sinalizou a necessidade de combater esse tipo de iniciativa. Segundo ele, não há outro caminho num regime democrático a não ser fortalecer entidades como a OAB.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), trava um embate com a direção da OAB, que recentemente manifestou pelo seu afastamento. Numa tentativa de enfraquecer a OAB, Cunha assumiu a presidência da Câmara com o discurso de extinguir a exigência do exame da Ordem dos Advogados do Brasil como condição legal para a advocacia.

Urias resgatou ainda a sua trajetória pessoal desde a escolha pela advocacia, citando dificuldades pessoais superadas. “A vida não vale a pena se não for para vencer os desafios e os limites”, declarou o novo presidente da OAB/Alfenas. Em outro momento, Urias fez menção ao antigo presidente, Daniel Murad, citando a frase de que o mesmo “combateu o bom combate.

Murad também discursou e discorreu sobre a função social da OAB, pautada pela legalidade e “não pelo interesse midiático”. Foi uma crítica ao vazamento seletivo de informações em investigações, o que acarreta numa condenação moral do acusado por meio de informações parciais antes do julgamento e da ampla defesa.

Nova diretoria

Além de Urias na presidência, a diretoria empossada é composta também pelos advogados José Francisco Veronesi (vice-presidente), Ana Luíza Pereira Wagner (diretora tesoureira), Marcelo Mezete de Paula Vieira (diretor secretário-geral) e Nivalda de Limas e Silva (diretora secretária-geral adjunta). Desses, apenas Nivalda não integra a atual diretoria da OAB.

Os conselheiros subseccional eleitos são Nelly Duarte, Tiago José da Silva, Eduardo Pereira Dias, Paula Danielle Gonzaga Savioli e Bruno Soares Corrêa de Oliveira.

Graduado em 2000 pela Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), Urias tem 37 anos e atua nas áreas criminal e civil. Além de ocupar a vice-presidência durante o mandato anterior, Rodrigo Urias também integrou a diretoria da primeira gestão comandada por Murad, quando foi diretor tesoureiro. A diretora do Fórum Milton Campos, Andréia Lopes de Freitas, representou o Judiciário na solenidade.

Acima, Rodrigo Urias durante o juramento de posse ao lado da diretora do Fórum e de Murad, que o empossou no cargo. Abaixo, a nova diretoria da OAB que foi empossada (Fotos: Alessandro Emergente)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo